Artico – 4.2 AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL

Neste artigo, vamos examinar uma visão que é comumente referida como “As 70 Semanas de Daniel.”

Image

O povo de Israel estava em seus últimos dias de cativeiro na antiga Babilônia, quando o profeta Daniel recebeu essa visão.

Image

Para começar, esta visão estabelece três parâmetros.

PARÂMETRO UM

UM LOTE DE TEMPO PROFÉTICO

O primeiro parâmetro é que essas “70 Semanas” são um lote de tempo profético, onde os eventos bíblicos preditos são cumpridos. 

Image

Profeticamente falando,  cada “semana” ou “sete” tem uma duração de sete anos.

image

A VISÃO ABRANGE 490 ANOS

Assim, as 70 Semanas de Daniel abrangem um período de tempo de 490 anos.

image

PARÂMETRO DOIS 

POVO DE ISRAEL

JERUSALÉM

O segundo parâmetro é que o cumprimento dessa visão é para o benefício (e envolve diretamente) o povo de Israel e a cidade santa de Jerusalém.

image

PARÂMETRO TRÊS

SINAIS

O terceiro parâmetro é que esta visão é uma série de eventos previstos, com cada evento sendo um sinal, que indica o início ou o fim de uma fase dentro das 70 semanas.

Tomemos por exemplo estes seis eventos listados em Daniel 9:24.  

image

TERMINAR A VISÃO

Estes seis eventos designam o “fim” deste lote de 490 anos de tempo profético.

image

E uma vez que o “pecado” ainda existe, sabemos que esta profecia ainda tem que ser cumprida e é predito para ocorrer na segunda vinda, quando Yeshua vai fazer “um fim dos pecados” …

image

…e ungir o Santo dos Santos…

image

… na Sua segunda vinda, quando Ele estabelece o Seu reino na terra.

image

COMEÇA COM UM DECRETO

O evento, que designou o início deste lote, é a emissão de um documento oficial, que restaura o povo de Israel e a cidade de Jerusalém.

Sabei, pois, e compreendei que, desde a saída do mandamento de restaurar e edificar Jerusalém ao Messias, o Príncipe terá sete semanas, e sessenta e duas semanas: a rua será construída novamente, e o muro, mesmo em tempos conturbados.  Daniel 9:25 

Este evento foi cumprido em 457 aC, quando o rei persa Atexerxes emitiu um decreto, que libertou Israel do cativeiro na Babilônia, encorajando o povo de Israel a retornar e restaurar a cidade de Jerusalém.

Eu faço um decreto, que todos eles do povo de Israel, e de seus sacerdotes e levitas, em meu reino, que estão atentos à sua livre vontade de ir a Jerusalém, vão com você.Esdras 7:13 

Mas Jerusalém ainda estava em total ruína do cerco babilônico, que ocorreu 70 anos antes.

image

E toda a prata e ouro que encontrares em toda a província de Babilónia, com a oferta voluntária do povo e dos sacerdotes, oferecendo voluntariamente pela casa do seu Deus que está em Jerusalém: Esdras 7:16 

Então os israelenses que retornaram tiveram que começar o processo de construção.  Para este fim, o rei Artexerxes financiou o projeto.

O processo de construção ainda estava em vigor 13 anos depois sob Ezequias.  Mas foi o decreto emitido em 457 aC, que iniciou o início das 70 semanas e com a emissão deste decreto este evento previsto foi cumprido e a contagem regressiva de 490 anos começou.

E posso ter uma carta para Asafe, guardião do parque real, para que ele me dê madeira para fazer vigas para os portões da cidadela pelo templo e para a muralha da cidade e para a residência que vou ocupar?” E porque a mão graciosa de meu Elohim estava em mim, o rei concedeu meus pedidos.Neemias 2:8 

image

O PRIMEIRO ADVENTO DE YESHUA PREVIU

O próximo evento previsto nesta visão é o primeiro advento do Messias.  Que foi previsto para ocorrer 69 semanas ou 483 anos após a emissão do decreto.

Sabei, pois, e compreendei que, desde a saída do mandamento de restaurar e edificar Jerusalém ao Messias, o Príncipe terá sete semanas, e sessenta e duas semanas: a rua será construída novamente, e o muro, mesmo em tempos conturbados.  Daniel 9:25 

A visão chega ao ponto de prever a execução (cortada) de Yeshua.

E depois de sessenta e duas semanas o Messias será cortado, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe que virá destruirá a cidade e o santuário; e o seu fim será com um dilúvio, e até o fim da guerra as desolações são determinadas.  Daniel 9:26 

 Estudos mostraram que a entrada triunfal de Yeshua em Jerusalém…

image

…e a sua execução ocorreu como previsto, 483 anos após a emissão do édito pelo rei Artaxerxes.

image

E com a crucificação de Yeshua…

image

…as primeiras 69 semanas da visão do Daniel foram cumpridas.

image

No entanto, se as “Setenta Semanas” fossem contínuas, então a “semana” restante teria sido concluída sete anos após a crucificação de Yeshua. 

Mas a continuação da guerra…  

Depois dos sessenta e dois ‘setes’, o Ungido será morto e não terá nada. O povo do governante que virá destruirá a cidade e o santuário. O fim virá como um dilúvio: a guerra continuará até o fim, e as desolações foram decretadas.Daniel 9:26

…e o pecado são indicações de que a visão de Daniel das Setenta Semanas ainda não está completa…

image

…deixando sete anos de tempo profético ainda por cumprir.

image

Estes sete anos restantes são muitas vezes referidos como a 70ª Semana de Daniel.

image

Identificar mais detalhes sobre a 70ª Semana de Daniel será o foco do próximo artigo.

The Gathering of the Remnant of Israel